Os diferentes tipos de arranjos de aterramento do neutro para transformadores dependem muito da aplicação e da finalidade dos mesmos. Optar por sistemas com neutro aterrado também pode diminuir os valores de faltas fase-terra e evitar sobre tensões transitórias e temporárias que não possuem um ponto em comum de neutro.
A maioria das instalações de transformadores de média tensão, utilizam o neutro solidamente aterrado no lado de baixa tensão e equipotencialização este neutro com um barramento ou haste de aterramento que o leva juntamente com os condutores PE até um aterramento eficaz.
Em muitos sistemas de alta tensão o neutro solidamente aterrado é escolhido por ser um sistema comprovadamente seguro e auxiliar na isolação e utilização dos para-raios da subestação.
Para grandes subestações as linhas de transmissão, a não utilização de resistências e o neutro solidamente aterrado é uma opção para não confundir certas proteções. Nos equipamentos instalados em postos de transformação este esquema também é o mais utilizado, com o neutro aterrado na malha em anel construída ao redor do poste juntamente com os condutores de proteção.