A manutenção preventiva de transformadores deve garantir que as configurações de carga elétrica sejam apropriadas para o tipo que está sendo usado. Além disso, danos mecânicos e elétricos podem ser evitados ou detectados antecipadamente através do uso dos dispositivos incorporados que a maioria dos transformadores possuem.
Estes incluem o Buchholz e relés de pressão e dispositivo de alívio de pressão para propósitos mecânicos, e os relés de corrente diferencial, sobrecorrente para eletricidade. Os surtos de raios são muito capazes de destruir a função de um transformador; mas não são tão comuns quanto alguns dos problemas listados acima.
Se um transformador relativamente novo falhar e o problema não for imediatamente claro; um surto de raio deve ser considerado como uma possibilidade real. Entre este tipo de fonte externa e incontrolável de danos estão objetos estranhos ou animais no transformador e intenção maliciosa.
Claro, um método adicional de garantir uma vida longa para o seu transformador é escolher os melhores fabricantes. O valor principal está definido em fornecer apenas os núcleos de transformador da mais alta qualidade, confirmados através de várias rodadas de testes durante o processo de fabricação (veja neste artigos a evolução das máquinas).
Existem outras falhas que podem ocorrer dependendo de características como tipo, potência, finalidade, entre outras.