Para que serve um transformador de corrente?

O transformador de corrente tem como principal função dar todo auxilio para que os instrumentos de proteção e medição atuem de forma segura e eficaz, para que não precise empregar a corrente nominal para manter o equipamento carregado.

Para isso os equipamentos mais utilizados são os transformadores de corrente nominal, isso por que é o menor número de espiras nos enrolamentos primários. A maior quantidade fica no secundário, mas os fios ali mais finos.

É muito simples para você identificar quais são as corrente, pois a corrente primária sempre é a que dá toda a carga ao circuito e a corrente secundária muda conforme a aplicação do transformador ou o caso que ele será usado.

As iniciais P1, P2, S1 e S2 indicam que as entradas e saídas são identificadas conforme os terminais de ligação, e quase todos os transformadores de corrente contam com uma polaridade subtrativa, isso é, a corrente vai do primário para o secundário e a corrente secundário sai do S1 para o S2. Se isso acontece de outra forma, a polaridade recebe o nome de aditiva.

WhatsApp chat