plataforma-petroleo
Transformador para plataforma de petróleo
  Os transformadores da plataforma de petróleo são tão importantes quanto os geradores que permitem o funcionamento durante quedas de eletricidade. Os transformadores também são responsáveis por levar energia às plataformas “off-shore”, garantindo funcionamento elétrico tanto para as equipes que estão no mar, quanto para as que estão em terra. É por conta de toda a energia transmitida pelo transformador que a plataforma pode utilizar todos os seus maquinários pesados e garantir conforto e segurança para seus funcionários. O transformador é o responsável pela mudança de um nível de tensão para o outro, fazendo com que todos os equipamentos recebam a tensão necessária para operar. Ele também é importante para o transporte da energia de um local para outro de forma eficiente e rápida. As plataformas “on-shore”, em terra firme, e “off-shore”, no mar, possuem estruturas e demandas de energia elétrica diferentes, assim, precisarão de transformadores que considerem a realidade particular de cada estação.

Qual o melhor transformador para essa aplicação?

A escolha de um transformador ideal leva em conta características específicas de cada plataforma. A plataforma “off-shore”, por exemplo, não possui rede elétrica próxima, e os transformadores serão os únicos responsáveis pelo abastecimento de energia do local. Especialmente por ela estar no mar, se torna importante escolher um transformador que também se atente à questão ambiental. Outro ponto é que, geralmente, plataformas “off-shore” possuem um espaço mais limitado se comparadas às “on-shore”. Nesse caso, os transformadores a seco são a melhor opção, pois apresentam menores dimensões e são indicados para instalações em locais mais compactos. Sua manutenção é mais simples e ele também não oferece riscos ao meio ambiente com vazamento de óleos, nem perigo de explosão. Os transformadores a óleo, por outro lado, precisam de medidas de proteção ao redor, como portas corta-fogo, sistemas contra incêndio e poço para recolhimento de fluido, em caso de vazamento. Estes dois tipos de transformadores possuem grandes diferenças que superam fatores econômicos, como manutenção, local adequado para a instalação e impactos ambientais.
Se ainda tiver alguma dúvida, não hesite em falar com um de nossos especialistas. Sua segurança é o maior custo-benefício.
WhatsApp chat