Hoje em dia, é praticamente impossível viver sem energia elétrica mas o desperdício dela é muito grande e isso pode fazer muito mal para o meio ambiente. Você sabia que os transformadores, se usados corretamente, podem ajudar a diminuir o consumo de energia elétrica?
Assim como todo equipamento, o transformador também apresenta perdas de energia e essas são classificadas em dois tipos: perdas no cobre, que é quando a circulação corrente nos enrolamentos provoca uma perda no Joule, ou seja, quanto maior a corrente que circula no transformador, maior vai ser a perda no cobre e perdas no ferro, que é mais constante pois é a perda de energia que o transformador tem quando está ligado.
Para reduzir a perda de energia nos transformadores, existe:
– A medida para a conservação de energia: assim que adotada qualquer medida de economia, a carga em questão vai ter uma menor solicitação de sua potência e, então serão as perdas no cobre.
– Redistribuição das cargas nos transformadores: se a indústria possuir mais de um transformador, ela pode obter a redução das perdas por meio de uma redistribuição adequada das cargas. Assim, os transformadores que operam com um elevado carregamento terão sua corrente reduzida ao mesmo tempo em que os outros, com baixo carregamento, receberão parte da sua carga.
– Elevação no fator de potência: Uma elevação do fator de potência reduzirá a componente indutiva na corrente, reduzindo assim o valor da corrente de carga.
– Desligando os transformadores: Uma das maneiras de eliminar as perdas no núcleo é desligando o transformador quando ele não
estiver alimentando carga alguma. Assim, indústrias que não funcionam no período noturno poderão reduzir seu consumo de energia elétrica.