A razão de um processo de qualidade é estabelecer os critérios, procedimentos e exigências minímas que devem ser atendidas para manter a qualidade de atendimento às normas vigentes na recuperação de transformadores.
Quando trabalhamos somente em uma recuperadora de transformadores, algumas especificações próprias, procedimentos, equipamentos, intrumentações necessárias e instalações devem ser adotadas desde que atendam às normas regulamentadoras e técnicas pertinentes.
Todos os materiais utilizados devem ser de qualidade comprovada e devem atender às normas vigentes, dos fornecedores com qualidade reconhecida.
Os condutores que são utilizados devem ser adequaos a potência nominal e demais características para cada transformador, sempre dimensionados conforme o projeto.
Para trabalhos com transformadores imersos em líquido isolante, as instalações devem ter espaço para o armanezamento e tratamento físico e químico de óleos isolantes, além de licenças ambientais. É necessário uma máquina de tratamento termo vácuo para recondicionar o óleo e é recomendado a montage de processo ou aquisição de máquina para regeneraçãodestes óleos. O controle da qualidade neste caso é sempre feito em laboratório de análises. Não se deve misturar óleos diferentes no mesmo processo e os locais de armazenamento tem que ser diferentes.