Os transformadores podem ser classificados de acordo com sua finalidade, tipo, material do núcleo, número de fases, etc.
Finalidade dos Transformadores:
- Transformador de corrente: muito utilizado para abaixar a corrente elétrica da rede para alimentar dispositivos eletrônicos que não suportam grandes níveis de corrente.
- Transformadores de potencia: altera os valores de tensão que entram na bobina primária
- Transformador de distribuição: são usados para distribuir energia gerada até os consumidores, com valores diferentes do que o gerado, adequado a cada tipo de consumidor. Podem ser auto protegidos contra sobrecargas e curto circuitos.
- Transformador de força: são usados para geração e distribuição de energia por concessionárias, usinas, subestações de distribuição de energia elétrica e subestações de grandes indústrias.
- Transformador elevador e abaixador de tensão: o valor, a qual a tensão será após sair do transformador, está diretamente ligado ao número de espiras que cada bobina possui.
Tipo:
Número de bobinas: transformadores com duas bobinas são chamadas de primárias e secundárias, quando há uma terceira bobina é chamada de terciária. Os transformadores com uma bobina apenas é chamado de autotransformador.
Material do núcleo:
- Ferro magnético: geralmente usadas chapas de silício para diminuir as perdas por correntes parasitas.
- Núcleo de ar: consistem na localização das bobinas, que ficam em contato direto com a atmosfera.
Número de Fases:
- Monofásicos: próprio para alimentação de circuitos de comando ou de uso industrial, usados para casa, a qual transforma 127 V em 220 V e 220 V em 127 V.
- Trifásico: geralmente usados nas ruas, a qual transforma 13.800 V em 127 V ou 220 V.