
Shopping centers são locais de lazer, entretenimento e de compras de diferentes bens de consumo. Eles representam uma ótima forma de se deslocar a um único lugar para comprar tudo o que precisa, se alimentar e passear. O Brasil conta com shopping centers com grandes estruturas. O Shopping Parque Dom Pedro, em Campinas, por exemplo, é considerado o maior da América Latina em área contínua, com 127 mil metros quadrados e sua circulação mensal é de quase 1,5 milhão de pessoas.
Tanto no caso de shoppings grandes quanto em centros comerciais pequenos, a carga elétrica necessária para manter toda essa estrutura é muito superior à quantidade recebida pelos postes de iluminação pública, por isso, transformadores são vitais para garantir a comodidade e segurança de todos os funcionários e consumidores que circulam por ali.
Qual o melhor transformador para um shopping center?
Há dois modelos de transformadores disponíveis para shoppings: A seco e a óleo. O primeiro passo na escolha do transformador ideal é definir a tensão e a quantidade de
transformadores necessários. Essas informações estão atreladas ao tamanho do shopping, à quantidade de lojas operando e à circulação de pessoas.
Transformadores para shopping centers também precisam ser extremamente seguros, tendo em vista a quantidade de pessoas em um único ambiente fechado.
Transformadores a seco não possuem óleo em sua composição, por isso, exigem menos manutenção, não apresentam riscos de vazamento de óleos que contaminam o meio
ambiente, também não estão suscetíveis a explosão e, por isso, evitam gastos com porta corta-fogo, entre outros mecanismos de proteção.
Já os transformadores a óleo são sensíveis a condições ambientais, requerem manutenção periódica e necessitam ser refrigerados e envoltos por equipamentos e normas de proteção e segurança.