Existe uma ampla gama de tipos de transformadores de potência e de distribuição como por exemplo, os transformadores utilizados para o aquecimento por indução. Empregados há muito tempo no nível industrial os transformadores tem se tornado cada vez mais conhecidos graças a difusão do uso do fogão de indução doméstico.
Em geral a aplicação requer a operação do transformador em alta frequência que faz com que esse ele tenha características muito específicas, absolutamente próprias, mas que são fundamentais para que se possam reduzir as perdas durante a sua operação.
Essencialmente, as perdas no núcleo ferromagnético e nos enrolamentos, que sofrem bastante alguns efeitos não se manifestam a frequência industrial. Principalmente, no efeito peculiar (skin), que atua junto com o efeito de proximidade, alterando o valor de resistência elétrica do condutor dos enrolamentos.
O aumento das perdas no núcleo se da pelo agravamento do efeito Foucault que predominará sobre a natureza implicitamente indutiva do enrolamento e causará uma elevada concentração de campo elétrico nas espiras iniciais e finais, exigindo que esses enrolamentos tenha um projeto muito especial, bem diferente daqueles de transformadores de potência.