Os primeiros transformadores que surgiram eram a seco mas com o passar dos anos eles acabaram sendo substituídos pelos transformadores a óleo. Porque, na época, acabaram sendo mais baratos e tinham um bom rendimento. Depois os transformadores a óleo se tornaram perigosos por conta do alto risco de incêndio e pela poluição ambiental que os vazamentos acabavam gerando.
No início os transformadores a seco tinham apenas suas boninas envernizadas para sua isolação o que acarretava em perdas elétricas, até que nas décadas de 50 e 60 começaram a ser desenvolvidos transformadores com seus núcleos encapsulados a vácuo em resina que posteriormente foi substituída chegando aos transformadores empregados hoje em dia.
Hoje em dia, os transformadores a seco são a melhor opção por diversos fatores como: fácil instalação devido suas dimensões reduzidas, dispensam paredes a prova de explosão reduzindo os custos, manutenção reduzida devido a natureza do seu meio isolante, baixo níveis de descargas, entre muitas outras vantagens que os transformadores a óleo não apresentam.