Muitas pessoas não sabem a diferença entre transformador e estabilizador ou aonde usar cada equipamento. Os transformadores são equipamentos de alta potência que não mantém a energia e também não estabilizam. Mas normalmente os equipamentos de alta potência já são seguros e não precisam de muitos equipamentos de segurança.
Os estabilizadores, por terem internamente dispositivos eletrônicos tem uma potência limitada, alguns funcionam estabilizando energia e isso independe da entrada e da saída da mesma. Quando a energia vai embora não mantém o equipamento funcionando, ao contrário do transformador.
O uso de cada equipamento depende muito da necessidade de uso. Cada um tem suas funções específicas e por isso é importante colocar o mesmo no lugar correto. Para lugares ou equipamentos menores é melhor utilizar um estabilizador.
Os transformadores são utilizados num conjunto muito variado de aplicações de processamento de informação e de energia. Entre estas destacam-se a elevação e a redução da tensão ou do número de fases em redes de transporte e distribuição de energia elétrica, a redução da tensão e da corrente em instrumentos de medida, a adaptação de impedâncias e a sintonia de filtros RLC em aplicações áudio, de rádio frequência e de frequência intermédia, o armazenamento de energia.